CEO da PipeRun aponta estratégias de vendas para 2019


Nós vivemos em uma era em que as opções de produtos e serviços para contratação são praticamente infinitas. Entre as inúmeras possibilidades, geralmente se opta por aquela que mais se encaixa na resolução dos problemas que determinada empresa têm, correto? No entanto, não é apenas a afinidade que determina a solução escolhida em uma disputa pelo cliente, mas o processo de vendas também.

A grande oferta deu, nos últimos anos, destaque para duas variáveis que se tornaram tão importante quanto o preço: a experiência dos usuários e a agilidade das empresas. Nessa realidade, se tornou fundamental transformar o time de vendas de uma empresa em verdadeiros amigos e conselheiros dos seus clientes. Otimizando processos e aumentando os rendimentos, as marcas deixaram apenas de serem fornecedoras de serviços/produtos, para se tornarem aliadas dos consumidores.

Por isso, nós conversamos com um dos maiores especialistas em processos de vendas do Brasil, Cezar Gehm Filho, CEO da PipeRun CRM de Vendas. Abaixo, você confere esse bate-papo incrível, que pode mudar completamente a realidade da sua empresa.

Como vocês enxergam as estratégias de vendas para este ano? Como um empreendedor/vendedor pode melhorar seus resultados?

Cezar Gehm: Vejo no mercado um movimento de redução do número de ferramentas que estão no stack das empresas que já tem um processo comercial mais robusto. Estão procurando menos ferramentas e mais completas, com menos complexidade de integrações, facilitando o trabalho dos times de marketing e vendas.

Pra quem tem menos experiência e está começando a formatar melhor o processo comercial para ganhar escala, é importante estar aliado a uma ferramenta que ao mesmo tempo dê liberdade de customização mas que possa padronizar o processo dele para poder escalar. O PipeRun tem ajudado as empresas neste sentido.

Se for simples e completo a empresa vai conseguir ganhar agilidade nos processos.

O que mudou nos processos de vendas nos últimos anos? Como se adaptar a essa nova realidade?

Cezar Gehm: Eu vejo que são ciclos. Mudamos a roupagem e voltamos a fazer o que já tinha saído de moda há alguns anos atrás, como por exemplo: cold call, cold mail, etc. Nos últimos 5 anos vimos um movimento crescente do inbound, agora nos últimos 2 estamos vendo uma crescente de outbound mesclado com inbound e times de marketing e vendas cada vez mais atuando juntos, quando já não são o mesmo time...

Para se adaptar a nova realidade, é preciso mudar o paradigma de departamentos. É preciso enxergar marketing e vendas como um processo só, não como áreas distintas com seus respectivos processos.

No final, tudo é marketing e tudo é vendas. Não existe separação. O esforço para conquistar um cliente é gigante e para manter também, então todos os times e pessoas são de marketing e de vendas na empresa, este é um mindset que deve ser considerado daqui pra frente.

Vocês ajudam muitas empresas a melhorarem seus processos. Que dica tu darias a novas empreendedores se perguntassem como se destacar através dos métodos de vendas?

Cezar Gehm: Eu sempre digo pro meu time que começar pelo arroz e feijão é melhor do que criar uma nave espacial e não ter gente competente ou braço para conseguir pilotar. Começar pelo modismo as vezes é ruim sem ter experiência com o básico.

Vejo empreendedores, principalmente de startups, que querem montar "máquinas de vendas" e tremem na base na hora de atender uma ligação de cliente e fazer uma proposta. Tem que começar pelo arroz com feijão.

Quais as grandes novidades da PipeRun para 2019?

Cezar Gehm: Em 2019 estaremos entregando uma série de novidades:

ALGUMAS JÁ ENTREGUES:

  • - Integração com Facebook Lead Ads que pode gerar leads no Facebook e no Instagram e encaminhar diretamente para o PipeRun.
  • - Integração com WhatsShare para receber os leads gerados no formulário de chamado do WhatsApp do WhatsShare. O lead chama pelo widget do WhatsShare e já abre uma oportunidade no PipeRun para vendedor dar seqüência na oportunidade.
  • - Nova funcionalidade de propostas multimarcas, para quem revende mais de uma marca e precisa fazer propostas com CNPJs e marcas de fornecedores diferentes.

EM BREVE:

  • - Integrações com Zapier e Pluga, que possibilitarão aos clientes integrar o PipeRun com mais de 1000 outros sistemas, deixando ainda mais completa a possibilidade de integrações.
  • - Integrações com diversos fornecedores de telefonia, ampliando a oferta de serviços integrados ao PipeRun neste tópico, incluindo discadores, SIP, enriquecedores de dados, click2call, e muitas outras funcionalidades de telefonia.

AINDA ESTE ANO:

  • - App para Android e iOS;
  • - Novos dashboards de performance dos funis;
  • - Muitas outras novidades que ainda não posso contar!

PARA COMPLETAR:

Cezar Gehm: No final, vendas é sempre sobre ajudar o cliente a resolver um problema. Todos os clientes tem problema e precisam de ajuda pra solucionar. A forma como você aborda, como você endereça o problema e posiciona a solução é muito mais importante do que ter 20 ferramentas diferentes para fazer as coisas mais rápido. Se não souber o perfil de cliente que a sua empresa ajuda a solucionar problemas, não adianta fazer prospeção com ferramenta 4.0, formulários de qualificações extensos, porque o time não vai gerar mais resultado com isso. É preciso ajudar o cliente a resolver o problema que muitas vezes ele ainda nem sabe que tem, porque tem dores mais doloridas para resolver antes da dor que você soluciona.

O StartZero é um manifesto em favor do empreendedorismo de inovação. Nós buscamos a revolução na base. Queremos colocar em evidência projetos que mudarão o futuro nos próximos anos e soluções que já estão transformando mercados agora.

Nossa missão é dar destaque para o mercado mais importante da Nova Economia. No entanto, direcionamos nossos holofotes para a parcela dele que não recebe o destaque merecido. Por isso, noticiamos projetos jovens capazes de se adaptar a realidade dos negócios, visando transformar o mundo em que vivemos.

Conosco, uma série de mantenedores acreditam neste ideal. Com eles, nós oferecemos a base e a vitrine necessárias para que jovens empreendedores se tornem conhecidos no mercado independente do estágio de sua startup. Com esse propósito, poderemos tirar grandes projetos do anonimato e, como consequência, mudar o rumo tradicional das coisas.

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