O Sucateiro: cadastro inédito beneficia fabricantes que dependem de materiais reciclados


Um total de R$120 bilhões. Este é o valor que o Brasil enterra todos os anos devido ao não reaproveitamento do lixo. E as empresas que dependem dos materiais reciclados para a fabricação de seus produtos sentem o desperdício de cada centavo bem de perto. Para suprir as necessidades desse mercado, o OSucateiro.com, uma das principais plataformas de gerenciamento de resíduos empresariais, irá iniciar um cadastro inédito para aproximar essas empresas e o material reaproveitado.

“A iniciativa, nomeada ‘Mapa do Tesouro’, busca reunir em um banco de dados nacional todas as companhias que já utilizam material reciclado e também aquelas que têm o interesse de ingressar nesse mercado”, explica Rafael Valentini, CEO do OSucateiro.com.

A partir dessa lista, a plataforma promoverá o encontro dos geradores de lixo reciclável com as empresas interessadas. É uma oportunidade de ter acesso ao Raio de Viabilidade Econômica, tecnologia que localiza geradores e recolhedores de lixo em um mesmo raio de cobertura.

Hoje, uma das principais dificuldades das instituições que utilizam lixo reciclado em sua produção é a inconstância no recebimento desse material.

“Elas são obrigadas a utilizar matéria virgem quando falta a reciclada. Além de gerar despesa maior para as empresas, esse gargalo traz ainda prejuízos financeiros e ambientais para todo o país”, avalia o executivo.

O cadastro poderá ser realizado no site OSucateiro.com, que é destinado à comercialização de estoques de baixo giro, máquinas, equipamentos e espaços ociosos. Focado em atender somente empresas, a plataforma promete reduzir o descarte inadequado e transformar o lixo em oportunidade de negócio.

Sobre OSucateiro.com

No mercado desde 2016, a plataforma OSucateiro.com é um sistema global de gerenciamento permanente de sobras e ociosidade para organizações. Ativo em mais de 90 países e disponível em três idiomas (português, inglês e espanhol), a empresa é uma das integrantes da Rede de Pacto Global da ONU e levanta a bandeira dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com o objetivo de reverter a evolução ruim do planeta. 

O StartZero é um manifesto em favor do empreendedorismo de inovação. Nós buscamos a revolução na base. Queremos colocar em evidência projetos que mudarão o futuro nos próximos anos e soluções que já estão transformando mercados agora.

Nossa missão é dar destaque para o mercado mais importante da Nova Economia. No entanto, direcionamos nossos holofotes para a parcela dele que não recebe o destaque merecido. Por isso, noticiamos projetos jovens capazes de se adaptar a realidade dos negócios, visando transformar o mundo em que vivemos.

Conosco, uma série de mantenedores acreditam neste ideal. Com eles, nós oferecemos a base e a vitrine necessárias para que jovens empreendedores se tornem conhecidos no mercado independente do estágio de sua startup. Com esse propósito, poderemos tirar grandes projetos do anonimato e, como consequência, mudar o rumo tradicional das coisas.

O StartZero é um manifesto em favor do empreendedorismo de inovação.