Pesquise termos e artigos

Startup cria plataforma para mudar maneira que arquitetos e designers de interiores exibem portfólio, gerenciam projetos e enviam orçamentos


Em 2017, Bruno Souza e Marcos Menezes tiveram a ideia de ajudar arquitetos e designers de interiores a terem presença digital de destaque, captar mais clientes e fechar mais projetos de um jeito diferente e com ótimo custo-benefício através de um projeto chamado Portal do Arquiteto. O objetivo era fazer do site de conteúdo um espaço com ferramentas para facilitar o dia a dia dos profissionais. Agora, um ano depois, nesta quinta-feira será o lançamento oficial da Arqtool, conjunto de novas soluções da plataforma.

O novo negócio foi pensado para beneficiar profissionais de todos os estados do país na criação e exibição de portfólio de forma prática, rápida, sem códigos ou burocracia. Até aí, o modelo era bem parecido com o que já existia no universo online. O diferencial surgiu quando os sócios resolveram adaptar esses conceitos para algumas dificuldades recorrentes na rotina do arquiteto e do designer de interiores, como gerenciamento de projetos de forma simples e de fácil acompanhamento para o cliente e envio de orçamentos.

Por meio da ferramenta ARQTOOL, cada profissional pode exibir portfólio ou inspirações através de site próprio criado em painel com até 9 modelos/templates totalmente personalizáveis, gerenciar projetos, enviar orçamentos, se comunicar com clientes através de um sistema de mensagens integrado e ainda acessar facilmente o portfólio digital de obras de arte da CRAFTTO (startup que, atualmente, pertence ao mesmo grupo), que incentiva a arte brasileira e seus artistas.

As ferramentas (ARQTOOL) do portal serão lançadas nacionalmente no evento Arquiteto Empreendedor, em uma parceria entre o CAU-PB e o Sebrae–PB, em João Pessoa. Mas, a startup se propôs ir além de um simples negócio e criou o Arquiteto Social, um importante projeto que disponibilizará as ferramentas por um período de seis meses para estudantes de baixa renda em início de carreira. O objetivo é fomentar o mercado e criar profissionais ainda mais competentes.

“Vamos revolucionar a maneira como arquitetos e designers de interiores exibem portfólio, gerenciam projetos, se comunicam e enviam orçamentos para clientes”, comenta Raniere Câmara, CEO da empresa.

HISTÓRIA

Após a criação do Portal do Arquiteto, um grande passo foi dado em 2017, quando a startup foi selecionada para participar do StartPB, programa do Sebrae paraibano que conecta mentores com diferentes expertises e atuação no cenário nacional, para fomentar a educação empreendedora por meio de workshops, meetups e netwoking.

Em 2018, o Portal do Arquiteto e a Craftto se uniram para criar soluções em uma harmonia perfeita da arquitetura e do design com a arte brasileira e sua valorização. Com a fusão, Raniere Câmara, fundador e CEO da Craftto, passou a assumir o cargo nas duas empresas.

"Acreditamos que o arquiteto e o designer de interiores são de vital importância na criação de projetos e na orientação da escolha de produtos e obras de arte para atender o cliente de uma forma mais completa e relevante", explica Câmara.

Na prática, o Portal do Arquiteto é um conjunto de soluções para arquitetos e designers de interiores com uma experiência customizada e útil que visa ser referência no mercado. O modelo de negócio oferece excelente custo-benefício por ser pago mensalmente. Para conhecer melhor o projeto, clique aqui.

O StartZero é um manifesto em favor do empreendedorismo de inovação. Nós buscamos a revolução na base. Queremos colocar em evidência projetos que mudarão o futuro nos próximos anos e soluções que já estão transformando mercados agora.

Nossa missão é dar destaque para o mercado mais importante da Nova Economia. No entanto, direcionamos nossos holofotes para a parcela dele que não recebe o destaque merecido. Por isso, noticiamos projetos jovens capazes de se adaptar a realidade dos negócios, visando transformar o mundo em que vivemos.

Conosco, uma série de mantenedores acreditam neste ideal. Com eles, nós oferecemos a base e a vitrine necessárias para que jovens empreendedores se tornem conhecidos no mercado independente do estágio de sua startup. Com esse propósito, poderemos tirar grandes projetos do anonimato e, como consequência, mudar o rumo tradicional das coisas.

O StartZero é um manifesto em favor do empreendedorismo de inovação.