Pesquise termos e artigos

Julio Hermann

Você precisa tomar distância do mercado


Na semana passada, eu viajei com o Start Zero para Curitiba para visitar o escritório da Contabilizei, uma das mais inovadoras e disruptivas startups do país. É provável que você já tenha ouvido falar deles. O projeto sempre figura nas listas de potenciais novos unicórnios brasileiros e se destaca justamente por inovar em um mercado completamente tradicional. E, é da visão empreendedora que originou a empresa que surge a ideia central desse texto.

"Para inovar em um mercado, é importante ter certo distanciamento dele".

Essa frase de Vitor Torres fez sentido de imediato para mim. O CEO da Contabilizei não era do mercado de contabilidade antes de fundar a empresa. Pelo contrário: durante o processo de criação, se preocupou em permanecer um mês dentro de um escritório da área, tentando entender os processos e estudando maneiras de revolucionar uma realidade que, além de completamente antiga e engessada, é bastante refém do poder público por conta das legislações.

O distanciamento, em casos como esse, serve muitas vezes para enxergar o óbvio, e pode ser aplicado em qualquer área. Interessante, né? Isso não quer dizer que se você é especialista em uma área não pode inovar nela. Mas, ao mesmo tempo, sugere a parceria com alguém que não seja deste mesmo universo profissional. Olhar o mercado e os processos com uma visão externa é fundamental para encontrar novos caminhos de escape.

É preciso, neste sentido, ter a capacidade de enxergar a realidade de duas formas complementares e contraditórias: é necessário entender como as engrenagens funcionam olhando de dentro e ser capaz de enxergar de forma cética toda a realidade através de um olhar externo. Por isso é que se faz fundamental a sociedade com pessoas que carregam expertises diferentes. Uma empresa que entende o mercado mas ao mesmo tempo parece operar em paralelo a ele, fugindo do comum, tende a expandir e alcançar melhores resultados em um espaço menor de tempo.

A Contabilizei é, talvez, o maior case de inovação do país em mercados tradicionais. Mas, o fato de a empresa ainda oferecer serviços de contabilidade a seus clientes não faz dela mais ou menos inovadora que qualquer outra startup. A verdadeira inovação pode se encontrar tanto na tecnologia como na maneira de se ofertar um serviço.

Entender como a startup de Curitiba foi tão longe é fácil quando analisamos que clientes de escritório contábeis sempre quiseram ter acesso a sua realidade financeira onde estivessem e a qualquer hora do dia. Era necessário apenas que alguém oferecesse essa oportunidade com qualidade e segurança, como eles fizeram.

Vitor deixa essa dica para quem busca empreender em um mercado tradicional: encontrar um ponto de ouro que possibilite estar dentro dele e, ao mesmo tempo, enxergá-lo de fora. A Contabilizei nasceu da ousadia do CEO de passar um mês dentro de um escritório do setor para entender o mercado e da parceria com um amigo contador que abraçou o projeto justamente para tornar os serviços da startup possíveis. Hoje, são mais de 200 pessoas embarcadas nesta mesma ideia, impactando dezenas de cidades no Brasil.

O que eu quero dizer com isso tudo é que se você enxerga um mercado de dentro e busca inovar nele, procure sócios ou converse com pessoas que enxergam de fora. Se você não está imerso na realidade técnica que esse mundo compreende, procure um parceiro que está. Essa não é a verdadeira fórmula do sucesso (eu não creio haver uma), mas é um passo muito grande que se pode dar rumo a algo mais concreto.
 

O StartZero é um manifesto em favor do empreendedorismo de inovação. Nós buscamos a revolução na base. Queremos colocar em evidência projetos que mudarão o futuro nos próximos anos e soluções que já estão transformando mercados agora.

Nossa missão é dar destaque para o mercado mais importante da Nova Economia. No entanto, direcionamos nossos holofotes para a parcela dele que não recebe o destaque merecido. Por isso, noticiamos projetos jovens capazes de se adaptar a realidade dos negócios, visando transformar o mundo em que vivemos.

Conosco, uma série de mantenedores acreditam neste ideal. Com eles, nós oferecemos a base e a vitrine necessárias para que jovens empreendedores se tornem conhecidos no mercado independente do estágio de sua startup. Com esse propósito, poderemos tirar grandes projetos do anonimato e, como consequência, mudar o rumo tradicional das coisas.

O StartZero é um manifesto em favor do empreendedorismo de inovação.