Pesquise termos e artigos

Vooxer: um marketplace de serviços com drones


É inegável que o mercado de drones no Brasil cresceu bastante nos últimos anos, tornando a tecnologia um grande instrumento para o trabalho de diversos segmentos distintos. Enxergando a ascensão deste mercado surge a Vooxer, um marketplace que atua em todo o território nacional para diversos serviços realizados a partir de drones.

A ideia do negócio é a seguinte: a plataforma media negócios entre prestadores de serviços e clientes, dando total assistência à ambas as partes e garantindo que o principal propósito seja atendido, visando consolidar clientes e fornecedores satisfeitos com os negócios gerados pela empresa. Tudo isso acontece a partir de uma plataforma própria, desenvolvida estruturalmente por APIs e integrada com sistema Salesforce para gestão comercial.

"A ideia surgiu a partir de anos de conhecimento de mercado (aproximadamente 7 anos), onde vivenciamos as dificuldades deste setor. Os drones possibilitam redução significativa nos custos onde em alguns casos a mobilização e desmobilização chega a custar mais que o próprio  serviço. Outra dificuldade vem da falta de padronização e  profissionalização que são naturais de um novo mercado. A nossa ideia é diminuirmos os custos de mobilização, chegando a quase zero com a pulverização de prestadores de serviços alocados em todo o território  brasileiro, e, também funcionarmos como um agente facilitador na  padronização de preços, produtos e apoiando na profissionalização de nossos parceiros. Queremos funcionar como um ecossistema neste segmento", comenta o fundador da Vooxer, Antonio Lira.

Atualmente, a  startup está instalada dentro do CIEM/CITEC, em Marilia-SP, um relevante polo de tecnologia do Brasil. Esse espaço conta com mais de 50 empresas de base tecnológica e um dos mais modernos espaços de coworking. Nele, apenas o time da Vooxer conta com 12 colaboradores. No entanto, para chegar ao estágio atual, foi necessário passar por alguns momentos de dificuldade, sobretudo com relação a burocracias.

Sobre esses empecilhos, Lira explica. "Primeiramente era uma questão regulatória, onde a ANAC demorou muito para publicar a legislação (publicada em Maio de 2017) e agora estão flexibilizando um pouco mais. Outro ponto importante está relacionado a  recursos financeiros onde ainda é difícil encontrarmos investidores que  acreditem na ideia e funcionem como Anjo. Muitos investidores querem empresas tracionando e faturando", continua.

O objetivo da Vooxer é se tornar referência aos clientes que consomem serviços a partir de drones, com a ideia do ecossistema. "Nós iremos trabalhar para ofertar além de serviços de imageamento. Queremos atuar no desenvolvimento de aplicações juntamente com os parceiros da plataforma. A ideia é qualificar esses parceiros para ofertar melhores produtos e aplicações e levar a nossos clientes o que há de mais novo neste segmento tecnológico", pontua o fundador.

Em um curto espaço de tempo, a startup pretende inovar e criar o Vooxer Day, um dia de evento online e presencial com demonstrações de aplicações e inovação, voltado ao conhecimento de clientes e parceiros. O enfoque atual está na inovação dos serviços com drones e a facilidade de compra-los em qualquer lugar do Brasil.

Os esforços da plataforma estão voltados para o mercado de fotografias aéreas, mineração, inspeção de LTs, inspeção imobiliária e monitoramento de obras, agricultura, rodovias e ferrovias. Um dos próximos passos é trabalhar a expansão da plataforma para América do Norte e Europa, com negociações em andamento para iniciarmos pela Espanha.

Sobre a dificuldade de empreender no Brasil, o fundador da startups aponta algumas questões pontuais. "Ainda temos dificuldades com burocracias relacionada a formalização da empresa e emprego. Processos ainda mais flexíveis poderiam ser implementados. Outra questão seria uma oferta maior de crédito com propósitos específicos a determinados segmentos e também a sua ampla divulgação e acesso a quem está iniciando", completa.

Para conhecer a plataforma da Vooxer, basta clicar aqui.

O StartZero é um manifesto em favor do empreendedorismo de inovação. Nós buscamos a revolução na base. Queremos colocar em evidência projetos que mudarão o futuro nos próximos anos e soluções que já estão transformando mercados agora.

Nossa missão é dar destaque para o mercado mais importante da Nova Economia. No entanto, direcionamos nossos holofotes para a parcela dele que não recebe o destaque merecido. Por isso, noticiamos projetos jovens capazes de se adaptar a realidade dos negócios, visando transformar o mundo em que vivemos.

Conosco, uma série de mantenedores acreditam neste ideal. Com eles, nós oferecemos a base e a vitrine necessárias para que jovens empreendedores se tornem conhecidos no mercado independente do estágio de sua startup. Com esse propósito, poderemos tirar grandes projetos do anonimato e, como consequência, mudar o rumo tradicional das coisas.

O StartZero é um manifesto em favor do empreendedorismo de inovação.